Adeus Banda Gástrica!


No passado dia 14 de Julho aqui a Té sujeitou-se à segunda intervenção cirúrgica da sua vida. A retirada da Banda Gástrica que já tinha desde 2007.



E retirar porquê?
Efetivamente a perda de peso não chegou ao objetivo pretendido.
Comecei por colocar a banda Gástrica porque na altura tinha cerca de 140kg consegui chegar aos 98kg na altura. Mais do que uma questão estética era a questão saúde que me preocupava.
Ao longo dos 10 anos seguintes entre ajustes da banda e desistências da minha parte, (sim também assumo a minha culpa no cartório) fui reganhando o peso perdido chegando novamente aos 130kg.
Chegada aqui, com o avançar da idade e alguns problemas inerentes à Obesidade resolvi pedir novamente ajuda à equipa que sempre me acompanhou no hospital de Braga.

Após várias consultas e dieta orientada pela nutricionista, chegamos à conclusão que seria mais vantajoso retirar a banda gástrica e avançar para outra cirurgia (Sleeve).

A verdade é que apesar de na altura (2007) ser a cirurgia mais avançada, a Banda gástrica ao longo dos anos tem vindo a causar problemas. Podem surgir vômitos frequentes, refluxo de ácido do estômago para o esôfago e complicações tardias após a cirurgia. Vômitos entre refeições já eram o meu dia-a-dia.

A quem quiser saber um pouquinho mais, veja a reportagem do País ao Minuto aqui.

Posta esta realidade, lá avancei eu cheia de receios para mais esta cirurgia, com um ou dois percalços pelo meio, tive uma crise de tiroide durante a cirurgia – tempestade tiroideia que me alterou as tensões.
Passado esse episódio o que seria uma cirurgia de ambulatório levou-me ao internamento por mais 4 dias. Mas fora isso estou pronta para outra.

O facto é que agora retirada a banda e passado o período de curativos, a volta à normalidade tem que ser controlada pois a única coisa que permaneceu exatamente a mesma é a minha luta contra a balança. E sem banda consigo comer tudo!
Já recebi o aviso, se aumentar de peso não há sleeve.
Estou nos 130kg com esperança de baixar….


REALIDADE

·    A obesidade é uma doença
· A obesidade é responsável por múltiplas doenças, como a diabetes, hipertensão e apneia do sono.
·   Um obeso de grau II tem um risco de morte 2,5 vezes superior ao de um indivíduo com peso normal. Esse risco aumenta para 10 vezes se for um obeso mórbido
·   As dietas falham na grande maioria dos doentes
·  É fundamental alterar o comportamento para manter a perda de peso
· Mais de metade (52,4%) da população adulta portuguesa tem excesso de peso
· Portugal tem a maior incidência de obesidade infantil da Comunidade Europeia.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.