Madrid...





Já vos disse que adoro viajar!!
Embora o dinheiro seja sempre apertado e o tempo também, de há uns anos para cá tenho vindo a cumprir um ritual de fazer uma escapadinha entre o Natal e o Ano Novo.
Este ano a viagem foi até Madrid.
O meu intuito não é fazer-vos um roteiro, não faltam se pesquisarem um pouco na net. Apenas algumas considerações acerca da minha viagem.

Porquê Madrid?
As viagens são sempre baratas, basta fazerem uma pesquisa Porto-Madrid é dos destinos mais baratos que encontramos e tinha alguma curiosidade em conhecer a Capital de Espanha.
Lá fui eu e uma amiga de sempre por cerca de 32 euros (Ryanair) conhecer a movida Madrilena.
Alojamo-nos num Hostel super giro, limpinho e muito acessível próximo da Praça de Espanha, o Pil Pil Hostel.


A verdade é que a sensação com que fiquei foi de que a capital espanhola é supercosmopolita e cheia de opções, mas também relativamente pequena. Muito fácil de percorrer (a pé) sem grandes desníveis o que é ótimo para nós turistas.
Durante a nossa estadia de 3 dias foi só bater perna, passamos por todos os pontos Turísticos principais e comemos muito bem em restaurantes típicos, que eu fiz questão de pesquisar antes da partida.

Começando pelos repastos, muita gente pede o "menu del día" dos restaurantes no almoço. Por cerca de 12 euros, temos direito a primeiro e segundo prato, com bebida e sobremesa incluídos. 
Uma curiosidade: o prato inicial não é necessariamente uma entrada. É normal comer paella ou massa para abrir o apetite e depois seguir para algum tipo de carne, por exemplo.
Foi basicamente com este género de menu que almoçávamos e ao jantar resolvemos circular pelas “tasquinhas” de tapas nas ruelas de Madrid.
Descobrimos a Casa Paco, bem retirado da confusão turística, onde petiscamos pinchos, bocadillos e fabulosas tortillas (a de salmão e cebola era qualquer coisa de fenomenal.)
Nos pequenos-almoços fomos variando pelas muitas cafeterias que encontramos (Starbucks, Café & Té...)
  
Os pontos Turísticos são muito próximos uns dos outros e é possível seguir tudo a pé (ou de metro, pois não faltam estações no centro). 
Na Gran Vía, rua mais famosa e turística de Madrid, há muitas lojas com bons preços, como a Primark e a H&M e existe sempre animação na rua. À noite é fantastica, acho que também tivemos sorte por ainda existirem as decorações de Natal.


Gran Via
Gran Via
Na nossa caminhada começamos pela praça de Espanha, que estava a metros do nosso Hostel, iluminada à noite é uma praça linda e muito movimentada. Depois fomos como é obvio ver o Palácio Real e a Catedral de Almudena. 
Seguimos para a popular Puerta del Sol. Onde se encontra o KM 0 de todas as estradas espanholas e o famoso Urso e o Medronheiro.
Curiosidade: Concerteza não sabiam que o Urso é na realidade uma Ursa :). Podem ler a história deste símbolo de Madrid aqui.
Vista do Jardim Palácio Real
Urso e Medronheiro Puerta del Sol

KM 0 Puerta del Sol

Depois até à Plaza Mayor é uma caminhada rápida, onde nesta altura do ano tinha uma “feirinha” com artesanato. 
Passamos na Calle Arenal e na Chocolatería San Ginés, que serve há milênios os churros mais famosos de Madrid (24 horas por dia). Foi a nossa unica falha durante a viagem. O cheirinho dos Churros bem nos animou, mas àquela hora da manhã não ia conseguir comer churros cheios de gordorinha! Ficou prometido voltarmos lá mais tarde para apreciar os churros, mas acabou por não acontecer.
Plaza Mayor
Plaza Mayor

O Mercado de San Miguel, é uma atração imperdível, para além de ser uma obra de arquitetura lindissíma é ótimo para petiscar tapas e outras comidas típicas madrilenas, também nos perdermos com as cores e cheiros que encontramos por lá. 



Passamos por muitos outros sítios como o Museu Reina Sofia, Museu Thyssen-Bornemisza, a Puerta de Alcalá e logo ao lado o Parque del Buen Retiro que por acaso está em obras de restauro.
Para o ultimo dia, já cansadinhas, fomos visitar o Templo de Debod que achei lindíssimo. O templo foi uma oferta do Egipto para Espanha em 1968 e está rodeado de um lindo jardim. 














Para mim vale muito apena uma visita a Madrid! Visitem quando puderem.




Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.