A minha pele após o sleeve (cuidados).



Após uma grande perda de peso, como na cirurgia bariátrica, é normal que haja excesso de pele no abdômen, braços, nádegas, virilha e seios. Como o processo de emagrecimento é extremamente rápido e não há um preparo do organismo para se habituar à nova condição, a flacidez da pele é maior após a cirurgia bariátrica, sem contar que o organismo sofre com a alteração que acontece na absorção das vitaminas...
Por saber que é um medo normal e legítimo da pós-cirurgia e que pode acarretar sérios problemas de excesso de pele (é uma questão de saúde, não estética, tanto que estão contempladas no processo as cirurgias estéticas/reparadoras) eu resolvi falar acerca deste tema e reunir aqui dicas que eu uso em mim e espero resultem.
O ganho de flacidez depende de vários fatores como a própria genética, a idade, alimentação, exercícios físicos, elasticidade natural da pele, se a pessoa teve filhos, se amamentou, quanto perdeu, se toma cuidados. É uma série enorme de fatores que dependem de pessoa para pessoa.
Neste momento já sinto o peso da gravidade e principalmente penso que se reflete ainda mais porque já é a segunda vez que tenho uma perda de peso acentuada (Banda Gástrica 2007). Tenho bastantes estrias na barriga e braços que tento atenuar da melhor forma e alguma pele como é óbvio flácida. Mas nem tudo são desaires, como nunca tive peito grande, esse continua no sítio e sem descair. J

Ora aqui ficam as minhas dicas e o que eu tenho vindo a fazer:

*Massagens com creme em casa. Se puderem comprem cremes hidratantes que contenham a coenzima Q10, colágeno, retinol ou elastina, além de outras proteínas, vitaminas e nutrientes de eficácia comprovada na prevenção da flacidez e na melhoria da saúde da pele - porém não é essencial. Um creme neutro também serve. Eu desde Abril já dei cabo de umas quantas embalagens. Literalmente não me lembro de gastar tanto creme como hoje em dia. Mas a verdade é a que a minha pele está mais seca e absorve tudo o que lhe dou.
 

*Massagens profissionais (de preferência Drenagem linfática). Tenciono começar no próximo mês com uma fisioterapeuta. É caro, mas podem pesquisar e tentar comprar num pack (10 ou 20 massagens) que fique mais em conta. Na altura que meti a banda gástrica (há 11 anos) fiz 2 packs de 20 massagens e deu imenso resultado. Espero ver resultados agora também.
*Massagem com óleos, além da massagem com creme chego também óleo. Neste momento estou a utilizar o Bio Oil, conhecido por ajudar "contra” estrias e algumas outras coisas. Às vezes misturo com o creme hidratante outras vezes chego na pele molhada no final do banho ou até direto. Sinceramente não noto diferença nas minhas estrias que já vêm da altura da Banda Gástrica. Mas prefiro utilizar do que depois ter efeitos piores. Óleo de amêndoas doces também é ótimo para chegar no final do banho e é muito baratinho.

*Exercícios físicos. Tenho feito de forma constante caminhadas 3 a 4 vezes por semana e agora até já corro um bocadinho, estou a ficar uma atleta. Faço também exercícios de Pilates em casa e talvez me inscreva no ginásio finalmente no Inverno.
*Alimentação. Gelatina. Muita gelatina. Evitar coisas gordurosas, contudo no pós-bariátrico é meio óbvio que isso já se evita. O fato de termos que ingerir muita proteína também ajuda MUITO.
*Água, depois da cirurgia algumas pessoas bebem pouca água porque não aguentam beber grandes quantidades, mas tentem tomar no mínimo 1,5l aos pouquinhos.


*Colagénio, ainda não consumo, mas nos grupos de bariátricos que sigo tenho visto relatos de pessoas que utilizam e dizem ver excelentes resultados. Na próxima consulta é uma das questões que vou colocar à minha Nutri.

*Cirurgia, A saber a cirurgia reparadora de pele faz parte do “pacote” da bariátrica. Devemos ficar cientes que apesar de todos os cuidados e esforços para minimizar esta questão poderemos vir a precisar da cirurgia estética.

Té ****

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.